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Os fundamentos básicos da Antropologia, oferecidos e discutidos durante encontros semanais e seminários que apresentaram a bibliografia referência, foram indispensáveis e importantes na capacitação e entendimento sobre as relações entre o homem e seu meio ambiente sociocultural e natural.
A partir da análise de modelos de ocupação do espaço e uso de recursos naturais por formas socioculturais diferenciadas, este módulo do Curso de Especialização buscou problematizar as questões relativas às técnicas antropológicas de pesquisa de campo, de forma a instrumentalizar os futuros/ presentes Educadores Ambientais na elaboração e execução de projetos com o foco ambiental e de modelos de desenvolvimento sustentado adequados às especificidades socioambientais das populações “alvo”.
A leitura antropológica permite a ampliação de horizontes acerca das Ciências, partindo do “senso comum” para o “conhecimento científico”; aponta as fragilidades e equívocos do trabalho prático do Educador Ambiental (ex.: ensinar padrões de sustentabilidade em comunidades tradicionais); propicia o planejamento e a ação coletiva a partir da articulação do Educador Ambiental atuante em comunidades, organizando associações e mobilizando pessoas para o “ser” e “fazer” político.
A Antropologia contribui com o estudo das sociedades e suas relações com a natureza, suas desigualdades quanto à demanda e manejo de recursos naturais e quanto ao modo de produção de bens materiais e imateriais. Para o Educador Ambiental, tem grande importância essas contribuições, no sentido de sensibilizar a consciência individual e coletiva e promover mudanças sociais, buscando caminhos para uma maior sustentabilidade global, baseando-se na vivência de comunidades tradicionais, bem como em algumas iniciativas bem-sucedidas em sociedades modernas urbanas e industriais.
Fabiana Paino Granzotto
para o Módulo de Antropologia e Meio Ambiente
(Pós - EAS. Agosto/ 2010).
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