segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Avaliação sobre o trabalho com os PCNs em Práticas Pedagógicas e Dimensão Ambiental

A capacitação e formação continuada de educadores para um trabalho efetivo e coerente com os Parâmetros Curriculares Nacionais se faz necessária neste Curso de Especialização, no sentido de se superar a falta de clareza quanto à relação entre conteúdos e transversalidade, bem como de se suplantarem lacunas metodológicas.

O grupo de Educação Ambiental e Sustentabilidade, durante as aulas previstas para a disciplina de Práticas Pedagógicas e a Dimensão Ambiental, ministradas pela Profa. Angela Baeder, fez leituras e discussões que contribuíram para a contextualização histórico-social acerca da implementação dos PCNs, a partir de 1998, que visava engendrar mudanças no perfil educacional brasileiro.

A questão da transversalização de temas sociais, especificamente o tema Meio Ambiente, também foi analisada e discutida em aula, bem como a relação desse tema transversal com as demais disciplinas curriculares do Ensino Fundamental e do Ensino Profissionalizante.

Como professora em exercício há 10 anos, ter esse contato mais atento com os PCNs foi de fundamental importância para reafirmar algumas práticas na escola e resgatar os compromissos assumidos com um ensino de qualidade.

Fabiana Paino Granzotto
20/12/2010

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